5 DICAS SOBRE O PERU + CURIOSIDADES PERUANAS

Passei 9 dias no Peru, que é um lugar incrível e cheio de peculiaridades super interessantes que me encantaram desde a hora que cheguei no aeroporto de Lima, fiquei 4 dias em Lima e 5 dias em uma cidade do sul do Peru chamada Andahuaylas.

Vou colocar algumas curiosidades que podem te ajudar numa primeira visita ao país para não ser pego de surpresa.

 

1- CUIDADO AO PEGAR UM TAXI / MOTOCAR

Para pedir um táxi no Peru você estende sua mão pra ele parar, porém lá não existe taxímetro, ou seja o preço precisa ser negociado antes da corrida. Você precisa informar pro motorista para onde quer ir e perguntar quanto ele cobra por isso (isso tudo pela janela), se você aceitar entra e curta sua viagem, caso contrário, peça outro.

Uber é mais caro que táxi em Lima, porém não precisa dessa negociação toda, então pra quem não tem nenhum domínio do espanhol é melhor andar de Uber.

O motocar é como aqueles tuk tuk que tem na India, é bem mais barato, porém conversando com o pessoal que mora no Peru, disse que não recomenda pra turista andar sozinho, pois podem te assaltar.

2- AJI ARDE

Aji é um molhinho amarelo que no Peru eles comem com diversas comidas, e em todos os fast foods que fui tinha esse molho em sache, como se fosse catchup ou mostarda. Ele é picante porém é uma delicia.

Quando comi achei que fosse algum tipo de maionese temperada, não estava preparada para ardência, ou seja fiquei tossindo loucamente. Fique esperto.

3- CUIDADO PRA ATRAVESSAR A RUA

No Peru as pessoas dirigem muito mal, dá um desespero muito grande ver um carro fechando o outro, buzinando, dando ré, andando em duas faixas ao mesmo tempo. Se eles não respeitam nem os carros, imagina os pedestres, ou seja, tenha muito cuidado ao atravessar a rua e não confie nos semáfaros de pedestre, são todos errado.

E caso queira alugar um carro, pense bem, pois não é fácil dirigir num lugar desse, o índice de acidente de transito é altíssimo.

4- NÃO BEBA ÁGUA

Não beba água da torneira, nunca, never. Essa foi a primeira coisa me falaram assim que cheguei no Peru, pois a água faz mal, pode te causar vomitos e diárreia, então é necessário comprar água mineral sempre.

A água mais semelhante a água que bebemos no Brasil se chama San Luis, as outras são salobra, com um leve gosto de sal.

5 – NÃO DEIXE DE EXPERIMENTAR

As comidas e bebidas que são bem tipicas do Peru que eu comi e gostei são:

  • Chicha Morada (suco de milho roxo)
  • Hidromel (bebida alcoólica fermentada)
  • Pisco (basicamente a cachaça peruana)
  • Ceviche (peixe cru e outras mil coisas)
  • Leche de Tigre (caldinho do ceviche)
  • Maíz (um milho frito que por dentro é pipoca)
  • Chips de Camote (chips de batata doce laranja)
  • Variedades de Pollo (frango)
  • Sanduíche com Abacaxi (um pedaço de abacaxi no lanche)

Essas são as dicas para você aproveitar melhor o Peru e ter uma experiencia incrível nesse país que agora mora no meu coração. Espero que tenham gostado das dicas e se tiver mais alguma, coloque nos comentários. #sovaivaigens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *